Para quê uma lancheira?

Nós somos aquilo que comemos.
Hipócrates, pai da medicina, divulgou esta ideia há mais de 2500 anos.
Numa época em que não há tempo para comer bem, queremos fazer renascer o conceito de Lancheira.
Lancheira (lanche + eira): Cesta ou maleta para levar uma refeição ou lanche.
Uma refeição ou lanche caseiros, preparados por nós com cuidado nutricional e ao nosso gosto pessoal.
Uma solução prática e económica, que permitirá comermos melhor e pouparmos dinheiro.

2011/01/12

A minha lancheira e a lancheira Bento

Quando era pequena tive uma lancheira azul, com um desenho dos "Dias Felizes".
Adorava esta lancheira fofinha, que a minha mãe me trouxe do Canadá ao visitar uns tios paternos.

Todos os dias levava a pequena lancheira azul para a escola. Lá dentro transportava sempre o mesmo: um pão, cujo recheio variava, entre marmelada, queijo, fiambre, manteiga, geleia, e outras compotas. E uma pequena garrafa térmica, igual à lancheira, cheia com leite. Não me  lembro de me sentir especialmente entusiasmada na hora da merenda, nem de ter alguma expectativa em relação ao que iria encontrar no interior da minha lancheira. Já sabia que àquela hora iria comer um pão, e sempre o mesmo tipo de pão.

Recentemente tive contacto com as lancheiras Bento ou Obento, japonesas. O termo “bento” (ben-tô) em japonês significa “lancheira do almoço”. O objectivo do bento é fazer uma refeição que seja apelativa aos olhos e deliciosa para o paladar. As mães japonesas prepararam diariamente uma lancheira decorada, equilibrada e divertida, para incentivar os seus filhos a comerem todo o almoço na escola.

Como mãe apaixonei-me por este conceito. Imaginei a expectativa e a felicidade daquelas crianças japonesas ao abrirem diariamente estas caixas, e surpreenderem-se com as iguarias e novidades que as suas mães criaram para aquela refeição. Imaginei também a tranquilidade e segurança dessas mesmas mães japonesas, por saberem  que os seus filhos irão comer com agrado toda a  refeição equilibrada que elas planearam para eles.

Mas os japoneses não utilizam estas lancheiras Bento apenas para as crianças. Levam-nas diariamente para o seu local de trabalho. Deste modo conseguem ter uma alimentação saudável, variada, e poupar o dinheiro que levaria comer fora todos os dias.

Se estiver cansado do sanduíche ou salgadinhos que come no trabalho todos os dias, ou quiser deixar os seus filhos entusiasmados na hora de abrir a lancheira, há muito que pode ser aprendido nesta tradição do Bento.

Esta descoberta deixou-me com vontade de pegar na minha velhinha lancheira, e recheá-la com algumas iguarias Bento, só para depois a meio da manhã poder abri-la e usufruir dela de novo, com entusiasmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário