Para quê uma lancheira?

Nós somos aquilo que comemos.
Hipócrates, pai da medicina, divulgou esta ideia há mais de 2500 anos.
Numa época em que não há tempo para comer bem, queremos fazer renascer o conceito de Lancheira.
Lancheira (lanche + eira): Cesta ou maleta para levar uma refeição ou lanche.
Uma refeição ou lanche caseiros, preparados por nós com cuidado nutricional e ao nosso gosto pessoal.
Uma solução prática e económica, que permitirá comermos melhor e pouparmos dinheiro.

2011/01/12

Lancheira Bentou

E no site http://www.clubotaku.org, onde se promete "O JAPÃO TOTALMENTE EM PORTUGUÊS", encontrei um artigo interessante que dá uma perspectiva histórica da origem do Bento:
 
"Durante o Período Yayoi a única forma que existia para transportar alimentos durante uma viagem era embrulhá-los em folhas de bambu. E poderá ter sido assim que apareceu o "bentou" (literalmente lancheira).

A maior parte dos "bentou" que existem actualmente são originários do Período Edo (1603-1867). Por exemplo, a "Makunouchi Bentou" ainda continua a ser popular entre as pessoas. O "Shoukado Bentou", uma caixa de alta qualidade é ainda servida em estalagens típicas japonesas, e esta tradição começou em Osaka também no Período Edo.

Do Período Meiji (1868-1912) até ao Período Taishou (1912-1926), o "Eki-Ben" espalhou-se por todo o Japão. Este tipo de Bentou vendido nas estações de caminho-de-ferro e nos comboios, é composta por alimentos das diferentes zonas do Japão e ainda hoje fazem as delícias dos passageiros.

O "bentou" pode ter diversos nomes, mas existem três deles que possivelmente serão os mais importantes para os japoneses e os mais conhecidos para os ocidentais através dos filmes. "Kouraku Bento" é feito especialmente para o Hanami (época em que os japoneses reservam um dia para ver as cerejeiras em flor), o "Tsugaku Bentou" é o que os alunos levam para a escola e o "Aisai Bentou", aquele que é feito para os maridos ou namorados pelas suas dedicadas e apaixonadas mulheres.


A confecção do "bentou" caseiro tem decrescido com o passar dos anos. Actualmente pode-se comprar uma imensa variedade de "bentou" nos supermercados, nos "combini" (as lojas de conviniência) ou mesmo nas Bentou-Ya (as lojas especializadas).

Mas a parte mais emocionante no "bentou", é sem dúvida, o momento em que a caixa se abre nesta altura podemos usar a máxima de que "os olhos também comem"; a beleza, a organização e a disposição dos alimentos é um reconhecimento indespensável. Os japoneses consideram a confecção como uma forma de arte tão bela como o acto de comer.

Contudo, por mais bonito que seja, não existe nada que consiga bater um "bentou" preparado com o coração. Um delicioso "bentou" que foi preparado nutricionalmente e equilibrado não é apenas um prato que sabe bem, mas também é o espírito da pessoa que o prepara.


artigo por Fernando Ferreira
fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário