Para quê uma lancheira?

Nós somos aquilo que comemos.
Hipócrates, pai da medicina, divulgou esta ideia há mais de 2500 anos.
Numa época em que não há tempo para comer bem, queremos fazer renascer o conceito de Lancheira.
Lancheira (lanche + eira): Cesta ou maleta para levar uma refeição ou lanche.
Uma refeição ou lanche caseiros, preparados por nós com cuidado nutricional e ao nosso gosto pessoal.
Uma solução prática e económica, que permitirá comermos melhor e pouparmos dinheiro.

2011/01/17

Como preparar uma lancheira Bento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 http://kevinready.com/workingculture/2008/5/28/bento-go-forth-into-the-world-my-child.html

Para quem se quer iniciar na preparação de refeições Bento, existem alguns aspectos a ter em conta:

  1. Divida a refeição proporcionalmente.

    Ao preparar uma refeição bento, existem duas maneiras básicas de dividir a comida.

    Usar uma razão 4:3:2:1 - 4 partes de arroz, 3 partes de acompanhamento principal, 2 partes de vegetais, e 1 parte de sobremesa (ou outra coisa).

    Usar uma razão 1:1 - 1 parte de arroz, e o mesmo tanto dos outros alimentos (vegetais, carnes, etc).

    Utilizar outro tipo de proporções, usando ingredientes mais familiares.

    O objetivo final é sempre conseguir uma refeição diversa, nutritiva e balanceada.
    Em vez do arroz, pode-se usar sushi, onigiri (bolinhos de arroz), risoto, todos os tipos de massas, ou até uma salada de batatas podem ser usados. O acompanhamento principal deve ser uma fonte de proteína, como carne, peixe ou ovos. O modo de confecção pode variar: grelhados, cozidos, panados, fritos, etc. Para um bento vegetariano, devem ser utilizadas fontes de proteínas vegetais, como os vários tipos de leguminosas. A mais utilizada geralmente é a soja.

     

  2. Comprar uma lancheira de bento, que já vem dividida em compartimentos que respeitam a proporção tradicional do bento.  Tenha em atenção que no Japão as porções de comida são menores que no ocidente. Isso poderá ser bom para uma dieta de restrição alimentar. Se não conseguir encontrar uma lancheira de bento, você poderá improvisar usando uma caixas quadradas com tampa, e arrumando e separando a comida de maneira criativa. Formas de muffins e de bolinhos em silicone dão excelentes compartimentos separadores.Uma parede de cenouras bébés ou de bolachas de água e sal, também dará uma excelente divisória.

     

  3.  Escolha alimentos coloridos e diversificados. Quanto mais sólidas e fortes as cores dos alimentos, maior será o impacto visual do bento, e mais nutritiva será a refeição (pelo menos no que toca aos vegetais). Arroz branco, ovos cozidos inteiros e queijos darão um bom contraste quando misturados com alimentos verdes, vermelhos, laranja, roxos, e de outras cores fortes.
    http://www.dallasnews.com/sharedcontent/dws/fea/taste/shopping/stories/DN-nf_bento_0815liv.State.Edition1.b1d12c.html

     

  4. Organize a comida e seja criativo. Isto vai impedir que a comida mude de lugar dentro da lancheira. A primeira coisa a entrar deve ser o arroz (ou o seu substituto), seguidos de alimentos que sejam pouco flexíveis (como uma coxa de galinha). Adicione então os itens flexíveis, como a salada de batata ou as verduras. Por último, adicione os itens que irão preencher os espaços vazios, que devem ser pequenos e resistentes.
    Mantenha as bordas entre os alimentos bem definidas. Contrastes de cores e texturas devem estar ao lado uns dos outros, mas os alimentos devem estar separados. Tome cuidado para não misturar sabores contrários (não coloque alimentos salgados e condimentados perto dos doces).
     Faça rostos de animais ou outras figuras com a comida. Duas fatias de um ovo cozido com um pouco de azeitona no meio fazem um bonito par de olhos.

    Borrife temperos e sementes, e adicione uma guarnição para dar ênfase ao centro de uma seção de comida.
    Corte frutas e vegetais em formatos como estrelas, corações,etc, com cortadores de biscoitos. File:Hanami bento by Blue Lotus.jpg 
    http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hanami_bento_by_Blue_Lotus.jpg

    Coloque molhos e outros alimentos soltos em recipientes divertidos. Existem muitas garrafinhas de molhos reutilizáveis que são feitas especialmente para utilizar nas caixas bento.
    Faça desenhos e texturas com a comida. Poderá decorar de acordo com um tema.


Dicas

  • Planeie o seu bento. O que faz esta técnica única é o tempo e dedicação investidos em criar uma refeição balanceada e bonita, que agrada aos olhos enquanto é comida.
  • Usar uma proporção fixa entre os alimentos vai ajudar a manter a refeição nutritiva, pois vai impedir que coloque em excesso um dado alimento.
  • Se o arroz for um ingrediente que utilize frequentemente no seu bento, talvez valha a pena comprar uma máquina de arroz eléctrica com um timer, para que o arroz esteja prontinho na hora de montar o bento. Arroz da véspera não fica tão saboroso como o arroz recém cozinhado.
  • Carne ou vegetais fritos devem ser colocados sobre uma camada absorvente de repolho picado ou arroz, para absorver o excesso de óleo.
  • Deixe a comida arrefecer antes de fechar o bento. Senão o vapor vai condensar dentro da lancheira e ensopar a comida
  • Tome cuidado na preparação da comida, e para que o bento fique guardado num lugar apropriado e fresco, especialmente se for para alimentação infantil.
fonte: http://www.wikihow.com/Make-Bento

Sem comentários:

Enviar um comentário